sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Pedro é libertado da prisão.


A igreja orava intensamente
Deus ouve e atende quando oramos uns pelos outros

"Pedro...ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele." Atos 12:5 NVI

TEXTO: Atos 12:1-19;

Objetivos:
#Saber que as pessoas na comunidade cristã oram umas pelas outras.
#Sentir certeza de poder confiar que Deus atenderá suas orações em favor de outros.
#Responder orando sinceramente pelos outros.

 A Mensagem: Somos ativos na família de Deus

A Lição Bíblica:

            O rei Herodes mandou prender Pedro e acorrentá-lo entre dois soldados, pretendendo mandá-lo a julgamento por causa de suas crenças.  Os cristãos se reuniram para orar em favor de Pedro.  Durante a noite um anjo apareceu e com segurança tirou Pedro da prisão, passando pelos guardas que estavam em seu posto para evitar que Pedro escapasse.  Ele foi ao lugar onde os cristãos estavam orando, bateu à porta, e identificou-se para a criada chamada Rode.  Ela ficou tão empolgada que sem abrir a porta correu de volta para contar aos demais.  Os outros não acreditaram no que ela disse, mas finalmente foram ver por si mesmos e deixaram Pedro entrar.  Ele lhes contou o que acontecera e então partiu para outro lugar.

1o Herodes - mandou matar a João (Batista)

2o Herodes - mandou matar Tiago

ambos totalmente inocentes...

Esta é uma lição sobre COMUNIDADE

            Os cristãos formaram uma comunidade de fé que orou fervorosamente pela segurança de Pedro.  Nós também, podemos ser ativos na oração pelas pessoas de nossa comunidade cristã que passam por grandes necessidades.  Podemos confiar que Deus ouvira e atenderá nossas orações.

Enriquecimento:

PORTEIRO: "Uma casa suntuosa pelo exterior não parecia convidativa porque a entrada era por uma única porta de cedro que geralmente estava trancada e guardada por um porteiro .... O porteiro ficava sentado em um pórtico atrás do portão e esperava até que reconhecesse a voz da pessoa que desejava entrar.  Rode tomou o lugar do porteiro e esperou até que reconhecesse a voz de Pedro (Atos 12:13 e 14)." The New Manners and Customs of Bible Times, págs 39 e 40

PEDRO NA PRISÃO: "O apóstolo não estava intimidado pela situação.  Desde que se restabelecera depois de negar a Cristo, havia inflexivelmente enfrentado perigos e demonstrado nobre coragem e ousadia ao pregar sobre um Salvador que fora crucificado, ressuscitado e que ascendera ao céu.  Enquanto estava na cela da prisão, recordara as palavras que Cristo lhe dissera: "Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. " (João 21.18).  Pedro acreditava que chegara o momento de dar sua vida por amor a Cristo." Review and Herald, 27 de abril de  1911

VIDA NA PRISÃO:  Durante os tempos bíblicos, estar preso geralmente significava ficar confinando a uma masmorra escura, úmida, imunda e infestada de ratos.  Para piorar as coisas, uma pessoa podia ser lançada na prisão pelo simples fato de ser suspeita de um crime, pois os prisioneiros eram considerados "culpados até que se provassem inocentes".  Uma pessoa podia ficar na prisão durante muitos anos antes de ser julgada, e freqüentemente, os prisioneiros morriam de desnutrição ou doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recent Posts