HOMENS DE CORAGEM






A Fragilidade do Homem


Lemos em um jornal que recentemente os habitantes da vila húngara de Tatarszentgyorgy assistiam a invasão de suas casas e de suas terras sem poder fazer absolutamente nada. Foram invadidos por exércitos inimigos? Não, por um enxame de gafanhotos que já havia destruído pelo menos quinhentos hectares de vegetação em outras partes do país. 

Um pequeno gafanhoto que se junta a milhares de pequenos gafanhotos, e eis aí exposta a fragilidade do homem. Nada pode fazer, senão chorar as perdas e conformar-se com a impotência diante de tão pequeninos e destruidores seres. Assim é o homem: frágil, importante, mortal, fraco. Por mais que tente, por mais que se esforce, por mais que proclame, o ser humano é um ser frágil. A natureza, algumas doenças, o envelhecimento, a dor, a morte... essas coisas ainda derrotam o homem de tantas realizações e conquistas. 

Ao neto de Adão foi dado o nome de Enos, que significa fraco, frágil e mortal (Gênesis 4:27). Esses primeiros homens não murmuraram por causa de sua situação nem amaldiçoaram a Deus por serem assim; antes, reconheceram suas limitações e passaram a invocar o nome do Senhor. Em vez de lutar contra Deus por causa da fragilidade deles, uniram-se a Ele, o único em quem podiam depositar confiança; assim como fez o apóstolo Paulo, que tudo podia em Cristo que o fortalecia. Paulo não desejava poder coisa alguma por ele mesmo nem sonhava em ter qualquer poder nele mesmo, pois sabia que a força só se encontra em Deus. 

Essa é a vida cristã normal, essa é a vida humana normal: seres frágeis e fracos dependentes do Deus todo-poderoso e todo suficiente. Aleluia! 







Ajudando homens a se tornarem
 Homens de Valor
 
         Todo homem cristão enfrenta terríveis batalhas em função da sua natureza pecaminosa.  Cobiça, ira, egoísmo, ressentimento, impaciência, descontentamento, idolatria são apenas algumas das forças que buscam suplantar e anular o homem.  Muitas são as vezes em que perdemos essas batalhas pela simples razão de estarmos tentando lutá-las com as nossas próprias forças e próprias armas.
Seja lutando na rua ou numa guerra, os homens sabem que as chances deles sobreviverem serão mínimas se eles estiverem lutando sozinhos.  O mesmo princípio se aplica às batalhas que enfrentamos em nosso interior.  Deus jamais estabeleceu que homens cristãos andassem com Ele de maneira distante e sem conexão com o Corpo de Cristo.  Jesus não chamou os seus discípulos para um relacionamento – apenas – vertical com ele.  Seja encontrando Pedro para um café da manhã, na segunda, Tiago para  outro café da manhã na terça, etc.  A chamada de Jesus para segui-lo foi também uma chamada para uma conexão horizontal, com uma turma de amigos que acabaram se tornando seus discípulos.
 
 Você pode imaginar como seriam as nossas igrejas se cada homem da nossa igreja se encontrasse semanalmente para um café da manhã ou almoço com um ou dois irmãos e assim compartilhassem as batalhas espirituais que estão enfrentando?  Você pode imaginar a força e vitalidade que tomariam lugar à medida em que o ferro estivesse afiando o ferro? (Provérbios 27:17) Homens estariam encorajando uns aos outros, irmãos começariam a interceder uns pelos outros sobre as suas batalhas espirituais, prestando contas da sua vida uns aos outros e ganhando uma nova, vibrante e exuberante vitalidade espiritual!
 
A série de estudos    “Sendo Um Homem de Deus”  composta de 4 títulos “Sendo Um Homem de Deus Cultivando Amizades.” “Sendo Um Homem de Deus em Tempos Difíceis” “Sendo Um Homem de Deus Entendendo o Coração de Uma Mulher” “Sendo Um Homem de Deus em Busca do Sucesso” já está sendo usado por centenas de pessoas e criando maravilhosas conexões entre os homens.
Cada livreto contém 8 estudos bíblicos com assuntos focados e extremamente relevantes à realidade do homem.  Segue abaixo alguns desses estudos para que você tenha uma idéia do material.
Que Deus muito o abençoe na leitura, estudo e aplicação desse material.
Seu, pelas almas dos homens.
 

Nélio DaSilva
Coordenador Nacional - Homens de Valor
Mocidade Para Cristo - Brasil

Recent Posts