sexta-feira, 22 de abril de 2011

FILHOS E OS PAIS


Que filhos necessitam de pais é evidente pela criação de Deus. Só os filhos de seres humanos têm longo período de amadurecimento. Durante este tempo é necessário o cuidado, correção, exemplo e amor dos pais. Não sejam enganados, filhos, vocês precisam de pais, e pais que usam a autoridade para marcar os limites. Que filhos precisam de pais é evidente pelos versículos seguintes:
Provérbios 22:6, “Educa a criança no caminho em que deve andar; ...”
Provérbios 22:15, “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.”
Provérbios 29:15, “... a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.”
I Cor 13:11, “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.”
Efés 4:14, “para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina”
(Veja também Provérbios 31:1; II João 4)
Os filhos, no nascimento, e pelos primeiros anos até que sejam adultos, não estão completos física, experiência ou mentalmente. Não estão capacitados a exercerem todas as responsabilidades necessárias para lidar com uma vida adulta e equilibrada até que sejam de fato adultos. A vida verdadeira e real opera com princípios realísticos que são altamente desenvolvidos. Só quando a capacidade racional, lógica, emocional, experiência e física dos filhos está madura ao nível de desenvoltura da vida verdadeira é quando a responsabilidade da vida adulta deve mesmo tornar-se uma realidade.
Até aquele ponto em que os filhos podem andar responsáveis com os princípios que dirigem a vida, precisam de pais amorosos, cuidadosos, sábios e firmes. Por causa dos limites que uma vida ainda não completamente madura requer, os pais precisam fixar os limites dos filhos. Estes limites dependem tanto da capacidade dos filhos quanto dos objetivos dos pais. Qualquer limite deve ser fixado amorosamente e explicado em primeira instância. Depois que estejam fixados, os limites devem ser mantidos com sentimentos de firmeza e consideração para o bem dos que estão sendo treinados. Um sistema de fixar e manter limites que realmente merece consideração é a própria maneira que Deus nos ensina. Veja como a Bíblia inspirada é proveitosa para todos que a ela se submetem. Em II Tim 3:16,17 a Escritura é proveitosa para:

Veja esta ordem cuidadosamente:

1) ensinar - instrução; a função dela ou a informação dada. (Strong’s #1319). - Isso é de levar o filho a ser ciente do que é certo ou errado. É a atividade de comunicar fatos. Note que a comunicação dos fatos vem primeiro. É necessário ensinar a criança do que é certo e errado antes de reprovar ou corrigir ela por fazer qualquer erro.

2) redargüir - prova ou convicção (Strong’s #1650). - Uma vez que a instrução tenha sido dada é necessário dar provas dela. Quando a criança começa a afastar-se da obediência, da instrução já dada, os pais precisam chamar a atenção ao delito. É necessário que a criança entenda de que tal ação ou atitude está em conflito com a instrução dada.

3) corrigir - colocar em dia; retificar; reformar (Strong’s #1882). - Se a ação ou atitude estiver repetida depois de chamar a atenção ao delito, é preciso que uma ação da parte dos pais seja exercitada que modifique o comportamento do filho. O objetivo da correção é de tornar retas as ações dos filhos e não de descaracterizar ninguém. Deve ser aplicado numa maneira firme e amorosa no mesmo tempo e nunca com cólera ou sentimentos de vingança.
4) instruir - tutorar, como em educar ou treinar (Strong’s #3809). - Essa palavra é traduzida “doutrina” em Efésios 6:4.Quando há insistência na parte dos filhos a fazerem contrário aos limites fixados pela autoridade, mesmo depois da prova do delito e da tentativa de colocar em dia as ações deles, é necessário usar uma correção disciplinadora outra vez. Esta correção precisa de ser repetida tantas vezes quantas as ações não desejadas estejam repetidas até que tudo esteja em conformidade ao que foi ensinado.

A opção de usar um sistema firme como o da Bíblia é de aplicar filosofias humanas ou técnicas de persuasão emocional. Esta persuasão emocional vai de manipulação mental em um extremo, à de força brutal no outro extremo. Uma observação conservadora dos filhos que têm sido submetidos a estas idéias humanas deixa um comentário convincente que a maneira Bíblica é demasiadamente a melhor.
A opção de fixar limites para uma criança é de deixar a criança entregue às suas próprias forças imaturas. Isso certamente trará vergonha à sua mãe. Não só o coração do filho é ligado à estultícia mas as capacidades dele não são ainda desenvolvidas ao ponto de equilibrar-se com o alto desenvolvimento dos princípios da vida real.
“Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe; Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida”Provérbios 6:20-23


segunda-feira, 18 de abril de 2011

TV & Criança: Final Infeliz !


“Eduque a criança no caminho em que deve andar,
e até o fim da vida não se desviará dele.”
 Pv 22.6
É do nosso conhecimento que ao longo dos milênios o diabo, inimigo astuto, tem travado uma luta incansável no sentido de conquistar em definitivo a humanidade como seus escravos; é uma forma pessoal de vingar-se contra o Senhor, tocando na mais querida criação. Estas investidas iniciaram-se no Éden, enganando e destituindo o homem da pureza e santidade, sua condição original e com certeza continuará até o momento em que será aprisionado eternamente.
Nesta última década as trevas têm se manifestado abertamente, com o surgir de muitas seitas demoníacas e a divulgação de cultos e sua propagação intensa nos meios de comunicações, a ponto de não mais serem estranhas ao povo. Entre seus seguidores, encontram-se pessoas famosas e reconhecidas nacionalmente; é uma forma de status participar em tais cultos e rituais.
Mas, o foco desta mensagem é alertá-los para uma nova frente de ataque, o alvo são as crianças , ingênuas, são facilmente influenciáveis pelo maligno. Quero falar aos corações dos pais, que estejam atentos, com os olhos abertos e iluminados pelo Espírito Santo terem o discernimento para agirem sabiamente, sem deixarem-se tomar pela idéia satânica que as coisas não são tão graves ou pela maldita frase: “Não é bem assim!” Ou, “Nada a ver!”
Elas serão os adultos de amanhã. São mentes abertas fáceis de serem moldadas e depois de formadas, dificilmente serão transformadas. O diabo tem consciência disto e sabe muito bem o que fazer e tem feito abertamente. Elas têm crescido em meio a uma cultura altamente espiritualizada.
Quando o Senhor afirmou:
“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro está debaixo do poder do diabo.” 1Jo 5.19
Visualizava os dias atuais. Talvez, exista em seu interior o seguinte questionamento: “Onde estão estas coisas?” A resposta é fácil, no entanto, é necessário que se tenha olhos que veja segundo a visão do Senhor e todas estas coisas serão “destampadas” à sua frente.
Quero ressaltar que não sou contrário à TV ou outras mídias, inclusive, tenho TV! Mas, sou totalmente contrário ao seu mau uso. O diabo tem sabido usá-las poderosamente para alcançar as massas com seus propósitos destruidores. Em relação aos pequeninos, veja o teor dos programas que lhes são direcionados. Entre os aspectos negativos, destaca-se a sexualidade exacerbada, mas, o enfoque principal não é este. Quero lhes chamar à atenção para os desenhos animados e filmes, que aparentemente são inofensivos e inocentes, a criançada gostam e são atraídas por eles. Você já parou alguma vez para assistir um dos episódios de: Pokemon, Digimon, He-man, Thunder Cats, e outros mais.
Ou filmes como: Harry Porter, Xuxa e os duendes, etc.
Há também em muitos programas um feiticeiro (numerólogo, astrólogo, etc.) de plantão. Estes afirmam que o sucesso está na prática de seus ensinamentos.

Sabem quais são suas mensagens? o que querem ensinar? Não!?
São desenhos animados, filmes e feiticeiros que apresentam as trevas abertamente e transmitem a idéia que os demônios podem tanto ser maus, como bons! É isto que as crianças tem aprendido, a admirar o maligno através dos desenhos e filmes e a possibilidade de vencê-los com este ou aquele truque. São sedutores e envolventes e desperta nas mentes em formação à vontade de serem semelhantes a eles. Presas fáceis, que crescerão dominadas e direcionadas pelos espíritos maus. Em detrimento a palavra do Senhor, que se torna nula.
O que fazer numa situação tão difícil? Uma resposta é vigiar e Santificar-se!
Vive-se numa correria muito grande é preciso trabalhar muito para manter o padrão de vida, conseqüentemente, as crianças ficam sob a responsabilidade de creches e em alguns casos, de empregadas domésticas ou babás, geralmente, são profissionais que desconhecem o Todo Poderoso como Senhor. Há também pais que, para livrarem-se e ocuparem os filhos, os colocam diante da TV sem a devida vigilância quanto à programação. Quando a rebeldia, a falta de educação, desobediência, e outras manifestações ruins, aparecem, surgem as perguntas: Porque são assim? Porque não gostam do Senhor? Onde errei? Etc.
São assim, pois o inimigo os tem influenciado e construído o caráter!
Pais, há na Sagrada Escritura um alerta muito sério, veja:
“Se eu disser que um homem mau vai morrer, mas você não o avisar para que mude o seu modo de agir e assim salve a sua vida, aí ele morrerá, sendo ainda pecador. Nesse caso eu considerarei você como responsável pela morte dele. Porém, se você avisar o homem mau, e ele não parar de pecar, ele morrerá como pecador, mas você viverá.” Ez 33.8,9
É comum aplicar-se estas palavras a várias situações, mas, deve-se observá-las também em relação às crianças que foram criadas irresponsavelmente, sem a devida e genuína educação espiritual ungida pelo Espírito de Deus. Os pais negligentes às ordenanças do Senhor, hão de responder diante do Trono pelos seus pecados. Pais, estejam atentos, não crie filhos para o diabo.
Ouça o mandamento do Senhor:
“ Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não se esquecerem delas; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões.” Dt 6.6-9
Exemplos de pais que negligenciaram a criação de seus filhos não nos falta, os encontramos na Bíblia e também, facilmente vê-se dentro das igrejas. Pastores, Presbíteros e outros que foram “bons crentes” a vida toda, tem a infelicidade de verem seus filhos serem rebeldes em relação ao Senhor. Onde erraram?
No menosprezar os ensinamentos divinos e subestimar o maligno!
O tempo de ser crente ou como dizem “crentes carnais” na verdade nunca existiu, foi apenas mais uma lacuna enganosa que o maligno abriu para satisfazer os desejos pecaminosos de alguns que preferem viverem segundo o mundo. É necessário que o homem crente, seja acima de tudo santo e que desenvolva comunhão verdadeira com o Senhor, cheio do Espírito Santo e ouvinte da voz do Mestre, atendendo-O em tudo que é determinado.
E para que aja vitória na criação dos filhos é indispensável ser Servo Fiel. Estes, receberão do Espírito Santo a sabedoria e capacitação necessária para os disciplinarem segundo o coração de Deus.
É uma missão que deve ser realizada com todas as forças, e quando se dispõe a isto, ela não é tão penosa quanta aparenta, pois, a nossa capacitação vem do Alto. Os ensinamentos divinos devem ser observados e praticados.

Sejam abençoados
 
Elias R. de Oliveira
 

sexta-feira, 15 de abril de 2011

FILHOS ABENÇOADOS - EDUCAR



                O marido e a esposa não devem educar seus filhos simplesmente com a educação que receberam dos seus pais. Por qual razão? O conjunto de nossas experiências compreende aquilo que apreendemos através dos nossos pais, do que vivenciamos (com as nossas próprias forças e descobertas) e, em alguns casos, também em cima do que lemos, considerando a evolução das épocas. Nenhum desses estágios tratado isoladamente provoca um efeito satisfatório no processo educacional de uma pessoa. Antes, todos agrupados devem ser revestidos dos ensinamentos de DEUS para a vida do homem. Pais cristãos devem ter muito cuidado para não educar seus filhos dentro de um sistema religioso alienante como também, por outro lado, ficar muito vigilantes quanto em conhecer a vida social dos filhos: escola, amizades, programas televisivos etc. O mundo existe para oferecer tudo o que há de contrário à Palavra de DEUS. Os filhos têm que ser ensinados a aprender, em cada fase da vida, a perceber o que lhe é útil e a descartar o que for prejudicial para a estrutura espiritual. Outro detalhe importante: a Bíblia orienta aos pais em disciplinar os filhos também com “varas”, mas só quando houver necessidade para isso: “O que retém a vara odeia a seu filho, mas o que ama a seu tempo o disciplina” (Provérbios 13:24). 

Por exemplo: filhos que não obedecem mais através do diálogo e que comumente vivem a superar os limites estabelecidos. O pai ou a mãe que, nesse caso, nega bater no filho, está contribuindo para o seu mal: “Não retires a disciplina da criança; porque, se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno” (Provérbios 23:13-14). Uma boa educação depende de uma estrutura familiar consolidada e uma disciplina sábia. Reuniões familiares, passeios, refeições; ser um pouco criança, compreender as etapas de vida, expressar-se com zelo, carinho e amor e, sobretudo, estar sempre juntos na Casa de DEUS são requisitos indispensáveis a uma excelente estrutura educacional. Oscar Wilde, irlandês e um dos maiores escritores do século XIX, certa vez escreveu: “O melhor meio de fazer com que os filhos sejam bons é fazê-los felizes”. Esse certamente é o maior desafio que lanço aos pais para que, no futuro, vejam frutos maduros e coloridos florescerem.

Fiquem na PAZ!!!!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A BRUXARIA ENTRE AS CRIANÇAS.


Um fenômeno está acontecendo na literatura infantil, o nome dele é Harry Potter. Harry Potter é o personagem principal do livro da autora Joanne K. Rowling, uma escocesa que, antes do lançamento do primeiro livro da série, era desconhecida. No entanto, após o lançamento ela já ganhou cerca de 35 milhões de dólares só no ano passado. 


A série dos livros de Harry Potter está entre os mais lidos no mundo inteiro; fez sucesso, primeiramente, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Traduzido em 35 idiomas, já teve mais de 50 milhões de exemplares vendidos em todo mundo o que já rendeu um total de 480 milhões de dólares; em reais daria cerca de 1.224 bi. 


Porém, os segredos da autora do livro são mais ocultos e sombrios que as histórias contadas por ela; histórias essas que permeiam o mundo da bruxaria e da magia.


O desenvolvimento da história de Harry Potter
A temática da série gira em torno de um misticismo exacerbado e de muita bruxaria, esoterismo, feitiços para as mais diversas finalidades, tudo isso de forma bem sutil, mas com todas as características dos ensinamentos satânicos; tentando de forma quase imperceptível, para os leigos nessa área, voltar as mentes dessas crianças, enganando-as para fazer as obras do diabo. Portanto, vocês professores e pais atentem para os livros que as crianças estão lendo. 


A história começa mais ou menos assim: Harry foi deixado na porta da casa dos Dursley, seus tios, quando bebê devido à morte de seus pais. Os Dursley não gostavam muito dos Potter por saberem que o Sr. e Sra. Potter tinham poderes sobrenaturais. Ele cresce como um garoto tímido que vive se escondendo em um armário sob as escadas (lugar onde “mora”) vendo seu primo, Duda, um garoto gordo e muito chato, ganhar os melhores presentes, além de bater e caçoar dele. 


Quando Harry completa seus 11 anos de idade descobre que é um bruxo e vai para uma escola de bruxaria e magia, pois é resgatado por uma coruja e um gigante chamado Rubeo Hagrid; é nesse momento que ele aprende a lidar com a feitiçaria e descobre as verdades sobre seu passado. Ele descobre que quando era bebê ele enfrentou um poderoso bruxo chamado Lord Voldemort e o venceu. Esse bruxo matou seus pais, porém, durante a luta alguns poderes desse bruxo passaram para o garoto Harry; desde então Lord Voldemort anseia pelo momento da vingança por sua derrota. Assim desenvolve todo o contexto da série de sete livros, representando sete anos da vida do garoto; os livros contam sua história dos 11 aos 17 anos o tempo que a autora diz ser necessário para se formar um bruxo.


A revolução
O livro é um verdadeiro fenômeno, as crianças não se importam mais com vídeo games, fliperamas, jogos de computador, e qualquer outra forma de distração a não ser ler as histórias desse pequeno bruxo. Mas você deve se perguntar: “O que esse livro tem que atrai tanto as crianças?” É essa é uma pergunta inteligente, porque existem diversos livros infanto-juvenis que não tem nem um décimo do “público” de Harry Potter. Isso, talvez, pode explicar, tirando alguns fatores ocultos, porque a maioria das crianças se identifica com o garotinho do livro. Quase toda a criança tem um primo ou algum parente que elas acham chato, um professor que acham que as está perseguindo, e diversos outros fatores que a autora do livro soube muito bem como expressar (basta saber quem deu as orientações a ela). 


Para terem uma idéia do fascínio que esse livro provoca, os dois primeiros livros da série já venderam juntos no Brasil cerca de 340 mil cópias; e vender aqui 10 mil ou 15 mil cópias de um livro é considerado um sucesso total. O sucesso do livro é tamanho que estão lançando, nos EUA, roupas, merendeiras, comidas e outras coisas mais com a marca “Harry Potter”, e está previsto o lançamento de um filme no qual cerca de 40 mil crianças foram atraídas para disputar vagas para interpretar um papel qualquer. 


O livro trabalha a mente das crianças, que passam a viver em um mundo imaginário cheio de ilusões, um mundo sem limites. É um incentivo ao conhecimento, ao estudo, ao pensamento, etc, mas, enquanto isso, transporta seus leitores para um mundo sobrenatural cheio de batalhas e feitiços. Tudo é difundido no livro de forma bem inofensiva e bela, porém nós, que temos mais discernimento que as crianças, sabemos que uma das artimanhas do ocultismo é mostrar-se, primeiramente, como uma forma agradável e pura de conhecer as coisas da natureza. E as crianças enveredam pelo caminho das poções mágicas, proteções espirituais, bruxos e várias outras coisas que vão adentrando suas mentes e fazendo morada nelas. E a Palavra do Senhor diz que devemos ensinar às crianças o caminho que elas devem andar, porque quando forem mais velhas elas não vão desviar-se dele. O que essas crianças estão aprendendo com literaturas no estilo temático de Harry Potter? ? ? ! ! !


Conseqüências
Abaixo estão alguns depoimentos de crianças, encontrados no site eucreio.com, entre 7 e 11 anos de idade que leram o livro e se “transformaram”. Leiam o que falou a menina Ashley Daniels de 9 anos: “Eu acreditava no que me ensinavam na escola dominical... mas os livros de Harry Potter me mostraram que a mágica é real ... e que a Bíblia nada mais é que um livro de mentiras chatas.” Segundo Jéssica Easley, de 6 anos de idade, “os livros de Harry Potter são bons porque ensinam como você pode usar a mágica para controlar as pessoas e se vingar de seus inimigos”. 


De acordo com uma reportagem do jornal The Onion, que é um jornal de notícias e sátiras principalmente ao Cristianismo, as histórias de Harry Potter incentivam o Satanismo entre crianças e adolescentes. Isso vem sendo demonstrado em várias pesquisas americanas onde está sendo evidenciado um aumento enorme nas vendas de livros ocultistas como a “Bíblia Satânica”, “Necrominon”, que semelhante à “Bíblia Satânica”, livros que ensinam mágicas e bruxarias e outros livros do gênero. Também, diversos filmes do gênero têm sido produzidos, pois está sendo observado o grande interesse dos jovens nesse tipo de coisa.


Pense nisso ! ! !
Este livro e outros do gênero têm sido adotados em várias escolas por “incentivar” a leitura das crianças. Então, você pai – mãe, ou qualquer outro parente –, tome cuidado com o que seu filho está lendo, ouvindo, vendo, porque o inimigo é astuto e sabe que seus dias são curtos e ele quer ter pessoas que se interessem por suas coisas mais e mais; as crianças são seu alvo preferido, pois elas são o futuro. Lembrem-se sempre do que está escrito em Provérbios 22:6: 


“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” 

domingo, 10 de abril de 2011

ITAPERUNA - TEMPO DE ABENÇOÁ-LA

ITAPERUNA: Tempo de abençoá-la!
Propósito de 30 dias de oração e jejum em favor de nossa cidade.

    Convocamos você, servo (a) verdadeiro (a) do Senhor, a orar e jejuar 30 dias em favor de Itaperuna!  De 10 de abril a 10 de maio de 2011.
     É tempo de abençoar, profetizar vida e clamar a PAZ.
     Nossos alvos são:
líderes espirituais de acordo com a Palavra de Deus;
a manifestação viva da Igreja de Jesus Cristo;
famílias;
autoridades: executivo, legislativo, judiciário, policial e educacional;
instituições, unidades de saúde, escolas, faculdades, universidades;
juventude itaperunense: crianças, juniores, adolescentes e jovens;
bairros e distritos da cidade;
comércio, indústria e profissionais liberais;
unidades prisionais (Presídio e Casa de Custódia);
a festividade do aniversário de Itaperuna e nossa participação no desfile cívico dia 10 de maio;
culto de oferta ao Senhor na Concha Acústica dia 14/05/2011.

E PROCURAI A PAZ DA CIDADE, PARA ONDE VOS FIZ TRANSPORTAR, E ORAI POR ELA AO SENHOR, PORQUE NA SUA PAZ VÓS TEREIS PAZ.  Jeremias 29:7

     O Senhor está te convocando: busque, procure, tenha atitudes de bênção (não murmure, não reclame, não amaldiçoe) e ore, clame, Deus te responderá... Tenha FÉ!
       Te esperamos para 2(dois) grandes momentos de louvor, adoração e consagração da vitória do Senhor:
1)        Dia 10 de maio (terça-feira): desfile cívico (encomendar a camisa (R$12,00) com a coordenadora de sua igreja);
2)       Dia 14 de maio (sábado): 19h30min Culto de Oferta ao Senhor na Concha Acústica.

ATENÇÃO! Dia 06/05/2011(sexta-feira), 19h30min, culto de preparação: palavra, oração, comunhão e orientação para o dia 10 de maio. Não podemos ir para a batalha despreparados, sem estratégia: venha se fortalecer na comunhão com os irmãos! (Igreja Evangélica Comunidade Encontros com Jesus, Rua Amélia Boechat Mury, 135, Lions, próximo da Escola Lions).

     Ocupe seu espaço nesse exército!
     Paz e graça do Senhor Jesus Cristo,

Desperta Débora e Homens de Valor de Itaperuna.
Contato: Alice Bittencourt (9841-0008) e Sheila Magalhães (9848-3500)

Recent Posts